Eixos Temáticos e Metodologia

Numa abordagem teórico-prática e problematizadora, o curso contemplará conceitos em planejamento,  avaliação, diagnóstico da situação de saúde voltados para a gestão do programa de controle de tuberculose. O curso terá 40 h/aula presenciais (teórico-práticas e práticas), onde será desenvolvida previamente uma atividade de diagnóstico e análise de uma situação existente com apresentação de realidades detectadas no cotidiano dos territórios. Essa apresentação será permeada com a leitura de textos/artigos pré-selecionados que contribuirão para a tomada de decisão e otimização da resolubilidade das ações preventivas, terapêuticas e de controle dirimidas no âmbito de cada PNCT. Ocorrerá em Brasília de forma intensiva durante uma semana. Gestores e técnicos das unidades federativas em níveis federal, estadual e municipal em situação de prioridade para a Vigilância à Saúde  participarão. Será necessário um período preparatório de 15 dias anterior ao início do curso para que os gestores levantem questões/situações que orientem as discussões teóricas e os  trabalhos práticos a serem desenvolvidos.

Em todos os momentos (teórico-prático/prático) do Curso serão trabalhados os eixos temáticos em quatro dimensões distintas: Planejamento e Programação das Ações no âmbito do Programa; A Epidemiologia como suporte à Gestão, Avaliabilidade do Programa; Tecnologias da Comunicação em Saúde. As aulas incluirão sessões expositivas/participativas seguidas de discussão e aplicação dos componentes da prevenção, assistência e vigilância os quais serão trabalhados em Equipe (Grupos Operativos/Oficinas).

Tendo em vista o número de alunos do Curso e a necessidade de adequação pedagógica para o alcance dos objetivos, o corpo docente será constituído por Professores do Instituto de Saúde Coletiva, UEFS e UNB nas áreas de Epidemiologia, Planificação, Gestão e Avaliação. Além disto, serão designados tutores que acompanharão os trabalhos desenvolvidos em grupos, visando o melhor aproveitamento dos alunos.